O Município de Garopaba localiza-se no litoral sul do Estado de Santa Catarina, a 90 km da sua Capital, Florianópolis.
Tem clima temperado, com temperatura média anual de aproximadamente 20°, que no verão ultrapassa a casa dos 30°.
Seu limite extremo, fica na Ponta do Faísca, ao norte da Praia da Gamboa. Ao sul, seu limite é a Ponta do Areal. À oeste, faz divisa com Imbituba e Paulo Lopes, tendo seu limite extremo no Ribeirão da Cova Triste. É banhada a leste pelo oceano Atlântico.
Ponto mais alto, o Morro de Dentro, com 516 metros de altitude, encontra-se na Serra de Paulo Lopes.
Área total de 115 km quadrados com uma população estável de 16.399 habitantes, chegando a 100.000 nos meses de Janeiro e Fevereiro.
HISTÓRIA
O nome "Garopaba" tem sua origem na língua dos índios Tupi-Guarani, e significa: ygá, ygara, ygarata (barco, embarcação, canoa) e mpaba ou paba (estância, paradeiro, lugar, enseada). O eu conjunto quer dizer "Lugar de Barco".
O pimeiro relato da história da cidade é datado em 24 de Junho de 1525 quando a então "Baia de garopaba" serviu de abrigo à expedição do espanhol Dom Rodrigo de Acuña, que a utilizou para fugir de um temporal.
Porém o primeiro povoado só surgiu em 1666 formado de imigrantes açorianos.
Em 1890, com trabalho e mobilização da Freguesia, Garopaba é elevada a Vila. Após anos de lutas e conquistas, em 1961 Garopaba é reconhecida como município.
Os tempos mudaram, porém a cordialidade do povo garopabense continua a mesma, baseada na sua cultura, religião e sua forte relação com o surf e o turismo.
Em Garopaba as danças típicas como o Boi de Mamão e o Terno de Reis ditam o compasso de uma cultura rica, cercada de tradição e beleza.
A Farra do Boi e a Pesca Artesanal completam os hébitos trazidos pelos colonizadores açorianos.
A população que em outros tempos pescava baleias, hoje as protegem. Do mar sai o sustento de muitas famílias de Garopaba.
O ritual de retirada de redes de pesca é uma tradição admirada por todos.
Baleias Franca, patrimônio natural de Santa Catarina.
As Baleias Franca por serem mas fáceis de matar, foram à espinha dorsal da economia de vários povoados da costa brasileira no período da colonização, inclusive de Garopaba.
As Baleias são animais mamíferos, medindo 16 metros metros quando adulto (As fêmeas adultas são em geral maiores que os machos). Pesando, 50 toneladas. Estimativa de vida: Em torno de 60 anos. Comprimento do filhote ao nascer: 4 metros em média e Pesam 4,5 toneladas em média.
Hoje, Garopaba as abraça, protegendo e divulgando a importância da preservação. No período de julho a outubro as baleias fêmeas procuram a costa catarinense, em especial a costa de Garopaba para parir e amamentar os seus filhotes com segurança.
Entre 1793 e 1795 foi fundada a Armação de São Joaquim de Garopaba, dedicada a caça de baleias.
Em 1846 foi instalada a Freguesia de São Joaquim de Garopaba, quando foi construída a Igreja Matriz, o Cemitério e Casa Paroquial.
PRAIAS
Gamboa, Siriú, Garopaba, Silveira, Ferrugem, Barra,Ouvidor, Vermelha e Rosa.
GAROPABA
Por ter sido colonizada por açorianos, conserva costumes e tradições originários das Ilhas dos Açores.
Os garopabenses têm muito respeito pelos dias santos. Nesses dias ninguém trabalha, salvo quando absolutamente necessário.
O data de Corpus Christi é particularmente comemorada, com missa e procissão.
Para recepcioná-la o povo "tece", sobre o leito das ruas, tapetes coloridos com desenhos comemorativos, usando serragem e flores.
A confecção de tapetes no Corpus Christi é uma tradição trazida dos Açores, e mantida viva pelos descendentes de imigrantes.
A praia se localiza à beira da cidade de Garopaba, e é urbanizada.
Ao sul, situa-se a antiga cidade de Garopaba, uma vila de pescadores. No restante, se localizam as residências dos veranistas.
A cidade de Garopaba possui uma boa infra-estrutura, e os seus prédios são limitados a dois andares.
GAMBOA
É uma das praias mais celebradas pela sua beleza natural.
Cercada pela Mata Atlantica a região ainda oferece a observação das baleias Franca, dunas, lagoas e caminhadas pelo parque florestal.
FERRUGEM
É o ponto de encontro da galera. Preferida pelos surfistas, pela constância de boas ondas.
À noite da Ferrugem é movimentada, com seus bares, danceterias e restaurantes lotados durante toda a madrugada.
A galera se aglomera nas areias da praia, quando o vento é nordeste. Quando o vento é sul, a preferência é na ¨Barrinha¨, situada na parte sul da praia.
Bonita, com ondas perfeitas e águas cor esverdeada, a Ferrugem tem um canal que a separa da Praia da Barra.
Foi este canal que deu nome à praia, pois em certos dias, em que seu fundo está cheio de areia, as águas ficam mais amareladas, sugerindo a cor da ferrugem.
ROSA
Suas ondas são especiais para a prática do Surf. Alternam-se o vento nordeste e sul, sendo que os tamanhos das ondas vão entre 0,5 e 3ms.
A Praia do Rosa localiza-se a uma distância de 16 kms de Garopaba.
Próximo à Praia do Rosa situa-se a Praia de Ibiraquera, ideal para a prática do wind-surf. Nessa praia realiza-se anualmente o Campeonato Brasileiro de Windsurf.
A região também se presta à prática do montain-bike e para o vôo livre, nos morros próximos.
Porque o nome Rosa?
No passado a localidade era conhecida como Praia do Porto Novo. Ali vivia Durvalino Rosa, proprietário de um engenho. Como Durvalino costumava acolher os jovens que chegavam à praia, ela terminou por ficar conhecida como a Praia do Rosa.
Entre Garopaba e a Praia do Silveira há um trecho que forma com o mar, os rochedos e o verde da vegetação rasteira, um belo e agreste conjunto.
SIRIÚ
A Barra do Rio Siriú é um dos locais mais lindos de Santa Catarina.
Junto a morros cobertos de vegetação característica da mata atlântica, Siriú é um misto de águas, areias e vegetação abundante, distribuído de forma equilibrada.
O Rio Siriú corre da lagoa do mesmo nome até o mar.
No Siriú Você pode praticar sandboard em suas dunas imensas, pescar na lagoa, tomar banho nas águas calmas do rio ou enfrentar as fortes ondas do mar.
A poucos quilômetros ao norte de Garopaba localiza-se a pacata Vila do Macacu.
Entre a lagoa e o mar há um conjunto de dunas, que se estende por cerca de 3 quilômetros, até a barra do Rio Siriú. São as chamadas "Areias do Macacu", também conhecidas como "Dunas do Roncador".
PREGUIÇA
Também conhecida como "Prainha", é uma pequena praia, localizada no Bairro da Vigia.
Próximo a ela está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
SILVEIRA
Localiza-se ao sul da cidade de Garopaba. Rica em vegetação, quase nativa, guarda encantos únicos.
Rodeada de montanhas, não é uma praia apropriada para banhos, pois tem muitas ondas. No entanto, perfeita para o surf, que é praticado intensamente.
Localiza-se entre as praias da Ferrugem e do Ouvidor.
Está separada da Ferrugem por um pequeno morro situado à beira do mar. Esse morro é um Sambaqui, que no passado foi cemitério dos índios Carijós.
No local um riacho, que liga uma lagoa ao mar, permite o banho de crianças e adultos, em suas águas tranqüilas.
Mais adiante se pode surfar, aproveitando as altas ondas.
OUVIDOR
Situada a 12 kms, ao sul da cidade de Garopaba, com areias claras, dunas e costões, está a Praia do Ouvidor.
São 800 metros de praia, cercada de dunas e muito verde.
A estrada de acesso é muito linda, pois situa-se entre coqueiros e mata virgem. É uma praia ainda selvagem, sem infra-estrutura.
VERMELHA
Praia sem infraestrutura com difícil acesso.
PRATOS TÍPICOS da REGIÃO
Esta é a belíssima Garopaba
Clique sôbre a foto para visualizar com mais detalhe.
Um comentário:
Oi, minha dica é procurar o pessoal da agência Garopaba Vertical e fazer um batismo de rapel na cachoeira e também conferir o visual da Pedra Branca que é inesquecível...!
Valeu!
Postar um comentário