Angola é um país da costa ocidental de África, limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Angola também faz fronteira com a República do Congo. E, é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.
Hino nacional: Angola Avante!
Gentílico: Angolano
Governo: Democracia
- Presidente José E. dos Santos
Independência:
- Date 11 de novembro de 1975
Área:
- Total 1.246.700 km² (23º)
- Água (%) desprezível
População:
- Estimativa de 2007 12.263.600 hab.
- Censo 1970 5.646.166
- Densidade 13 hab./km² (199º)
Clima: subtropical
Angola se divide em: 18 provincias
Luanda retém a maior população.
Os principais centros urbanos, além da capital Luanda, são Huambo (antiga Nova Lisboa), Lobito, Benguela, e Lubango (antiga Sá da Bandeira).
Cerca de 80% da economia é informal e prevalece o comércio de rua. Várias tentativas de paz foram feitas: o último acordo é o de Lusaka, assinado em 1994.
Apesar da riqueza do país em matérias-primas, a maioria da sua população vive em condições de extrema pobreza, com menos de dois dólares americanos por dia.
Religião: Cristianismo 90%, religiões tribais 9,5%, outras 0,5% (1980).
Bandeira: há um emblema amarelo no centro, o qual consiste de uma estrela de 5 pontas entre a metade de uma engrenagem atravessada por um facão...
Moeda: Kwanza novo. A moeda recebeu esse nome devido ao rio Kwanza, que divide duas províncias em Angola: Kwanza Norte e Kwanza Sul.
Tornou-se colônia portuguesa depois da exploração em 1483. O tráfego escravo floresceu causando atrito e guerra. Dez mil escravos foram exportados anualmente de Luanda...
Suas terras foram estabelecidas durante a Conferência de Berlim – tornou-se província de Portugal em 1951. O país adotou o nome de República de Angola e as primeiras eleições aconteceram em 1992.
Até 1975, Angola era governada por um Governador-Geral.
Angola está em um planalto coberto por savanas, no sudoeste da África. Apesar de rico em petróleo e diamantes, é um dos países mais pobres do mundo.
Desde o fim do colonialismo português, em 1975, é devastado pela guerra civil. Estradas são destruídas e terra não pode ser cultivada por causa das minas terrestres, que matam e mutilam a população.
Cerca de 2,5 milhões de angolanos, são diariamente afectados pela presença de minas.
A província do Cunene, 77 por cento das vítimas, estão na faixa dos 15 e os 44 anos.
Além de próteses, precisam de psicológos, fisioterapia, técnicas de comunicação (surdez e cegueira) e formação profissional para a reinserção no mercado do trabalho, tendo em conta as limitações físicas.
Nem essa tragédia e drama, impediu a realização do concurso, de Miss Landmine, cujas belas participantes tem em comum o fato de serem mutiladas por minas terrestres.
A guerra civil, que já matou 1 milhão de pessoas, continua fazendo vítimas. Em maio, um militar brasileiro que integrava as Forças de Paz da ONU é morto em uma emboscada...
Os habitantes de Angola são de diferentes etnias: ovimbundos (37%), quimbundos (25%), bakongos (13%),mestiços (2%), brancos (sobretudo portugueses) (1%), e outros (22%).
Línguas de Angola
O português é a única língua oficial de Angola. Para além de numerosos dialectos, Angola possui mais de vinte línguas nacionais.
A língua com mais falantes em Angola, depois do Português, é o Umbundo, falado na região centro-sul de Angola.
O Quimbundo (ou kimbundu) é a terceira língua nacional mais falada (20%)
HISTÓRIA
O nome Angola deriva da palavra bantu N'gola, título dos governantes da região no século XVI.
Foi colônia portuguesa até 1975, ano de sua independência. Durante a ocupação filipina de Portugal, os holandeses procuraram desapossar os portugueses desta região, ocupando (Benguela, Santo António do Zaire, as barras do Bengo e do Cuanza).
Em 1648, Salvador Correia de Sá formou uma grande expedição e expulsou os holandeses. De 1961 até 2002, Angola viveu em sérios conflitos, em virtude da luta contra o domínio português, e como consequência da guerra civil de 1975, quando ocorreu a sua independência.
A economia de Angola caracteriza-se por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguem-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim.
Entre as culturas comerciais, destacam-se o algodão, o tabaco e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana é relativamente importante. Os maiores rebanhos são de gado bovino, caprino e suíno.
Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro;
Apenas no Deserto do Namibe se encontra a célebre Welwitschia Mirabilis, da família das gnetáceas.
Esta gimnospérmica produz apenas duas folhas, que crescem toda a vida, pelo que as plantas mais velhas parecem ter várias folhas, devido ao desgaste e destruição das orlas, que se rompem longitudinalmente.
O Namibe é um dos desertos mais antigos do mundo. Há 80 milhões de anos, a areia vem sendo pacientemente depositada ao longo da costa.
Situado nos arredores de Luanda, é uma formação de falésias que permite uma vista incrível sobre o mar angolano, principalmente ao pôr-do-sol.
Se olharmos à volta facilmente imaginamos estar no planeta lunar, com as suas formações irregulares e com uma aridez fabulosa.
E esta é Angola!!! Confesso que me surpreendeu, ao mesmo tempo que me encantou.
Desculpem os fatos e as fotos tristes, mas não poderia omitir.
Desejo, sinceramente, que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário